Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


pratica_10.2

PDTIC (2019-2022)


A chamada Minuta do PDTIC (2019-2022) é um documento composto por 74 páginas. Sendo assim, uma das formas de apresentação do seu conteúdo foram algumas planilhas equivalentes às Áreas Temáticas (1.Comunicação Social; 2.Governança de TIC; 3.Processos e Informações Institucionais, 4. Redes e Infraestrutura, 5. Segurança da Informação, 6. Sistemas de Informação e 7. TIC na Educação), em que certas colunas correspondem a categorias e indicadores relacionados, conforme exemplos a seguir.


Categoria Indicadores
Requisitante OU Imposição Legal Unidades organizacionais (UORGs): Reitoria, Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação (PROGIC); Pró-Reitoria de Ensino (PRE); Coordenação de Sistemas da Informação (CSI); Coordenação de Redes e Infraestrutura (CREI) etc OU Leis, Decretos, INs, Portarias etc
Público beneficiado Comunidade em geral; Comunidade acadêmica; Gestão acadêmica; Gestão administrativa
Tipo de necessidade Acesso à informação/transparência; Capacitação; Comunicação institucional; Contratos de TIC; Gestão de pessoas; Governança de TIC; Infraestrutura; Qualificação; Mapeamento de processo; Pesquisa; Segurança da informação; Sistema de TIC (aquisição ou desenvolvimento); Sistema de TIC (WEB)
Responsável Unidades organizacionais (UORGs): Reitoria, Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação (PROGIC); Pró-Reitoria de Ensino (PRE); Coordenação de Sistemas da Informação (CSI); Coordenação de Redes e Infraestrutura (CREI) etc
L (Requis.)Pesos: Imposição Legal (4) e Outros (2)
B (Público)Pesos: Comunidade em geral (4); Comunidade acadêmica (3); Gestão acadêmica (2) e Gestão administrativa (1)
R (Rec.)Pesos: Depende de recursos (3); Depende de parte de recursos (2) e Não depende de recursos (0)
T (Tempo)Pesos: Um ano ou mais (4); Entre seis e 12 meses (3); Entre dois e seis meses (2) e Até dois meses (1)
P (Prior)P = (4L + 3B) - (2R + T)

Nesse sentido, a primeira estratégia de Avaliação que se apresenta consiste em classificar livremente a seguinte Planilha. Recomenda-se utilizar “Planilhas” do Google.


A seguir, apresentam-se exemplos de possíveis classificações dessa Planilha.



Observem-se no Histograma (a esquerda) a distribuição dos valores correspondentes a P (prioridades), na Contagem (à direita, em cima), as incidências de atendimento ao Público beneficiado e na outra Contagem (à direita embaixo), as prevalências quanto aos Tipos de necessidades.


A segunda estratégia de avaliação, que se sugere, seria o cotejamento entre estas inúmeras classificações possíveis e o Monitoramento e Desempenho de TIC, correspondente ao PDTIC (2019-2022), disponibilizado na Prática 9.


<Voltar à página anterior>

pratica_10.2.txt · Última modificação: 2022/05/26 09:24 por fpmr