Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


pratica_03.2

Comitê de Governança Digital (CGD)


O Comitê de Governança Digital da UFPel foi instituído por meio da Portaria nº 2038, de 09 de dezembro de 2021, que disciplinou a estrutura da governança no âmbito da Universidade. O Regimento do CGD foi aprovado na 1ª reunião do Comitê, ocorrida em 08/06/2022. O CGD relaciona-se, na prática, ao funcionamento da estrutura multidisciplinar mencionada no Guia de Governança de TIC, para tratar de questões e decisões relevantes à governança de TIC, composta pelos representantes da alta administração, presidida pela autoridade máxima da Universidade, e apoiada pelo Superintendente de TIC da UFPel.


A seguir apresentam-se as portarias constitutivas do Comitê de Governança Digital:


As reuniões do Comitê de Governança Digital (CGD) realizam-se ordinariamente ou extraordinariamente sempre que necessário, conforme o seu Regimento.

Apresentam-se, a seguir, as atas dessas reuniões:


Dentre os principais encaminhamentos que deverão ser institucionalizados pelo Comitê de Governança Digital destacam-se:


Em relação ao Plano de Dados Abertos (PDA)

Considerando o contexto de sua aplicação, a proposta aqui apresentada tem em sua essência a constituição de um portal de transparência e dados abertos. Dessa forma, espera-se ampliar e aprimorar na UFPel a abertura de dados sem restrição de acesso, com eficiência e qualidade, zelando pelos princípios da publicidade, transparência e eficiência, e visando o aumento da disseminação de dados e informações para a sociedade em formatos reutilizáveis, de maneira a incentivar a participação social e promover a melhoria da qualidade dos dados disponibilizados.

A seguir, apresentam-se os links para o Plano de Dados Abertos da UFPel e para o Portal de Dados Abertos da UFPel


Em relação ao Plano de Transformação Digital (PTD)

As ações do PTD visam tornar a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mais acessível e eficiente em prover serviços ao cidadão, em consonância com a Estratégia de Governo Digital. Em outras palavras, com a transformação digital espera-se: simplificar a burocracia, aumentar a capacidade de resposta na prestação de serviços, acrescer a transparência e a credibilidade, como também amplificar as interações com o público que não compõe a comunidade acadêmica, ou seja, participa de processos seletivos, solicita matrícula (como ingressante), diploma (como egressos) etc.

A seguir, apresenta-se o link para o Plano de Transformação Digital da UFPel (em construção)


Em relação ao Plano Diretor de TIC (PDTIC)

pratica_03.2.txt · Última modificação: 2023/08/29 07:56 por fpmr