Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


pratica_06

Alinhamento estratégico


A construção do chamado realinhamento do PDTI (2017-2018) caracterizou-se pelo cumprimento de um plano de trabalho, protagonizado pelo Comitê de TI da UFPel e técnicos da PROGIC, em que se buscou, inicialmente, a avaliação do estado da arte (situação) das diretrizes, objetivos e metas do Planejamento Estratégico de TI vigente na UFPel e, posteriormente, a projeção de necessidades tecnológicas e de informação emergentes, dentre estas as atividades do subprocesso de Preparação do processo de Elaboração do PDTIC (SISP). Esse exercício pode ser visualizado nos seguintes planos: PDTI (2017-2018) e PDTIC (2019-2022).

Em relação ao PDTIC (2023-2027), pode-se observar essa evidência na medida em que se projetam os planos de metas e ações a partir do agrupamento de necessidade alinhadas aos objetivos estratégicos e específicos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel (2022-2026).


Em relação às TIC, o PDI (2022-2026) apresenta o seguinte Objetivo Estratégico nº 10: Ampliar e qualificar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) às necessidades institucionais. Ainda no caso do PDI (2022-2026), coube ao Eixo Temático de Gestão Institucional, propor os seguintes objetivos específicos (OE), ações, metas e indicadores à área de TIC:

OE nº 18: Atualizar continuamente a infraestrutura tecnológica, de maneira a desenvolver e fornecer produtos e serviços de TIC de acordo com as necessidades institucionais.

Ação 1: Harmonizar o Plano de Contratação de Soluções de TIC (PCSTIC), pertencente ao PAC (Plano Anual de Contratações), com as necessidades institucionais. Meta 1: Implementar estratégia metodológica para tal até 2026. Indicador 1: Percentual de contratações em relação às necessidades institucionais.

Ação 2: Atualizar e qualificar os serviços de TIC da UFPel. Meta 2: Refinar a infraestrutura tecnológica de acordo com as necessidades institucionais até 2026. Indicador 2: Número de serviços qualificados.

OE nº 19: Projetar novas soluções de TIC, aplicando o uso de estratégias inteligentes, tanto no segmento administrativo quanto no acadêmico.

Ação 1: Consumar os sistemas por meio contínuo do mapeamento de processos da Universidade. Meta 1: Indissociar o desenvolvimento de sistemas ao processo de mapeamento de processos até 2026. Indicador 1: Percentual de sistemas de TIC efetivamente mapeados.

Ação 2: Ampliar o uso de sistemas integrados e de gestão, com foco na expansão do Sistema Cobalto. Meta 2: Manter o Sistema Cobalto como principal estratégia de desenvolvimento na UFPel até 2026. Indicador 2: Percentual de expansão do Sistema Cobalto em relação às necessidades institucionais.

Ação 3: Dotar o Sistema Cobalto de módulos que incorporem inteligência nos processos e sistemas. Meta 3: Expandir o número de funcionalidades dotadas de inteligência no Sistema Cobalto até 2026. Indicador 3: Números de módulos que incorporem inteligência no Sistema Cobalto.

OE nº 20: Qualificar e ampliar o acesso à rede de dados e aos serviços de TIC através de rede lógica cabeada e wireless.

Ação 1: Inventariar os ativos de rede, identificando e catalogando-os. Meta 1: Implementar estratégia metodológica para tal até 2026. Indicador 1: Número de ativos inventariados e catalogados.

Ação 2: Reestruturar a infraestrutura de rede lógica dos prédios, isolando logicamente as malhas. Meta 2: Implementar estratégia metodológica para tal até 2026. Indicador 2: Identificação lógica das malhas: administrativa, acadêmica e de uso público (convidados, laboratórios e outros).

Ação 3: Monitorar a utilização dos computadores administrativos, preservando e garantindo maior autonomia. Meta 3: Implementar estratégia metodológica para tal até 2026. Indicador 3: Nº de computadores administrativos controlados, sem a necessidade de suporte técnico.

OE nº 21: Acrescer, capacitar e qualificar a equipe de TIC com as competências necessárias ao atendimento das demandas institucionais.

Ação 1: Viabilizar o acréscimo do quadro de pessoal de TIC. Meta 1: Acrescer o quadro de pessoal, conforme referencial do Sistema dos Recursos de TI – SISP, até 2026 Indicador 1: Número de pessoas acrescidas ao quadro de pessoal de TIC.

Ação 2: Proporcionar a capacitação e qualificação necessária ao quadro de pessoal de TIC. Meta 2: Ofertar capacitações e qualificações até 2026. Indicador 2: Número de pessoas capacitadas e qualificadas no período.


Houve, ainda, a proposta de alguns objetivos correlatos às TIC no PDI (2022-2026) como o relacionado ao Mapeamento de Processos e outros transversais como o da Comunicação Social, apresentado pelo Eixo de Gestão Institucional, e o da Educação Digital, presente no Eixo de Gestão Acadêmica: Ensino.

OE nº 05: Implementar uma política de gestão de processos.

Ação 1: Consolidar o mapeamento de processos na Universidade. Meta 1: Ampliar o mapeamento de processos até 2026. Indicador 1: Número de processos mapeados.

Ação 2: Formar grupo de multiplicadores em mapeamento de processos. Meta 2: Implementar ações contínuas para sensibilização e capacitação de multiplicadores nas unidades acadêmicas e administrativas até 2026. Indicador 2: Número de multiplicadores formados nas unidades.

OE nº 13: Consolidar a política de comunicação da Universidade com seus públicos internos e externos, utilizando os mais variados meios disponíveis, a fim de que as mensagens cheguem aos públicos específicos de maneira inteligível.

Ação 1: Reestruturar o portal da UFPel com a colaboração direta de membros da CCS, SGTIC e Curso de Design Digital. Meta 1: Apresentar proposta completa de reestruturação no primeiro ano de execução do PDI e efetivação da reestruturação até o final do segundo ano de vigência do PDI. Indicador 1: Reestruturação efetivada até dezembro de 2023.

OE nº 14: Estruturar a Educação a Distância na UFPel.


<Voltar à página inicial>

pratica_06.txt · Última modificação: 2023/04/05 08:27 por fpmr