Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


pratica_05

Portfólio de TIC


Um portfólio é uma coleção de projetos, programas e outros trabalhos, em andamento ou planejados, estando eles relacionados de alguma forma ou não, que estão agrupados com o propósito de facilitar o gerenciamento efetivo das ações para atender aos objetivos estratégicos institucionais. Enquanto os projetos e programas são temporários, os portfólios são contínuos (Guia de Governança de TIC, p.36).

Em relação às atividades desenvolvidas pela SGTIC, optou-se por utilizar como referencial o PDTIC do MEC (2021-2023), adaptando a tabela proposta pela Subsecretaria de TIC (MEC, 2021, p.14), em que se apresentam as instâncias e os respectivos serviços prestados pelo do Ministério da Educação. No caso da UFPel, a tabela foi elaborada com base no organograma da SGTIC, valendo-se das segmentos responsáveis pelos serviços de TIC da estrutura. Reitera-se que esse organograma compõem-se: da Coordenação de Sistemas de Informação (CSI), que contêm a Seção de Informações Institucionais (SII), a Seção de Projetos Acadêmicos (SPAc), a Seção de Projetos Administrativos (SPAd) e a Seção de Projetos de Websites (SPW); da Coordenação de Redes e Infraestrutura (CREI), que se subdivide no Núcleo de Gerência de Redes (NGR) e no Núcleo de Suporte, Manutenção e Infraestrutura (NSMI); do Escritório de Processos (EP); e da Governança de TIC (GTIC), liderada pelo Superintendente.

Observe-se, a seguir, o portfólio de serviços da SGTIC.


Destacam-se, também, o Catálogo de Serviços, em que se compartilham os projetos e programas vigentes e o Perfil da força de trabalho em TIC, onde se apresentam informações para o plano de gestão de pessoas.


<Voltar à página inicial>

pratica_05.txt · Última modificação: 2024/03/15 09:02 por fpmr